quinta-feira, 25 de julho de 2013

Quando o povo cigano acampou na minha vida ...

Desde que me entendo por gente, o universo místico sempre me interessou... Mesmo sem o encorajamento de minha família, e sem compreender exatamente como funcionava, eu sempre quis ir a todos os oráculos. Acho que minha primeira revistinha de João Bidu, sobre astrologia, foi comprada quando eu tinha uns 10 ou 11 anos ... 

Sempre achei belo o visual das ciganas e a forma como elas dançam, mas confesso que não sabia diferenciar a dança cigana da dança do ventre. Aos 12 anos, quando a Rede Globo exibia "Explode Coração", eu assistia a novela justamente por serem os ciganos o tema central (e também para rir da péssima atuação do cigano Igor é claro... Rs). No mesmo ano, na escola, alguma professora, que não me recordo de que matéria, propôs um trabalho em grupo sobre a Cultura Cigana. Meu grupo que seria o primeiro a apresentar, no sorteio de temas, recebeu o Casamento Cigano. Eu fui a primeira a falar lá na frente (escolha minha porque eu ficava mais nervosa era de esperar pela minha vez de apresentar, coisas de ariana.. Rs). Eu nem preciso dizer que esse deve ter sido o trabalho escolar que eu mais gostei de fazer, não é...



Em 2011, estava eu e Mariana Kexfe, em um evento beneficente pela causa animal (outra paixão minha! Rs), no restaurante vegano Refeitório Orgânico, em Botafogo, quando houve apresentação de Dança Cigana e Dança do Ventre. Sem ter ideia de como isso viria a mudar o curso de nossas vidas, comentei com Mariana como eu curtia assistir aquelas danças e que tinha vontade de fazer aula, mas sozinha não me animava. Foi aí que ela respondeu, para minha total surpresa: "Ah! Eu já fiz dança cigana...". Quando ela respondeu isso, eu me entusiasmei demais. Pensei: Nossa que legal! Agora crio coragem de fazer aula... Como a vida não é um curta metragem, ela caminhou lentamente até que em agosto de 2012, eu estava saindo do meu curso preparatório para concursos, quando passei o olho, totalmente por acaso, no letreiro do prédio comercial e descobri que no andar de cima da minha sala, tinha uma escola de dança que ensinava justamente Dança Cigana. Animada liguei para Mariana, que topou entrar na aula. Integramos a turma iniciante do Asmahan em setembro do ano passado. A profª Annya Kalistch com sua doçura, alegria e paciência ensinou meus primeiros passos no Rom. Mariana permanece tendo aula com ela até hoje (OPTCHÁ!!!), mas eu precisei sair por questões de trabalho. Mas, assim que der voltarei... 

Sentia muita falta da dança (ainda sinto..), sobretudo, de poder usar minhas roupas ciganas, então para suprir essa ausência decidi, além de ir a eventos ciganos, estudar Baralho Cigano (durante o curso descobri que nem foram os ciganos que inventaram esse oráculo, mas certamente ajudaram bastante na divulgação mundo à fora). Até já tinha ouvido falar de Tânia Durão, mas durante minha busca por gente para me dar aula, ela foi tão recomendada (seja em quantidade de pessoas falando como em elogios rs) que fui procurá-la. Então com seu carisma, eficiência e simpatia (e um toque de instinto maternal! rs), ela me ensinou as cartas ciganas. Fiquei tão feliz por conhecê-la e aprender o baralho cigano! Nem queria que as aulas acabassem... Rs. Mas, como tudo na vida acaba para início de outra fase, as aulas terminaram, mas ainda conto com o apoio e incentivo da minha mestra. Enfim, amo poder ajudar os outros através do Lenormand... Aliás, o baralho cigano me despertou tanto interesse que continuo estudando em casa e resolvi criar, em parceria com Mariana (sim, ela já havia estudado Lenormand antes de mim!!! rs), esse blog para compartilhar experiências e estudos sobre ele. Além de divulgar a cultura e os eventos ciganos, em geral...

Resumindo: a cultura cigana, até agora, já trouxe mais alegria a minha vida, novas amizades, mais estudo e a prática do bem ao próximo... Optchá!!!

3 comentários:

  1. Oi, Anna Cecilia, bom dia!!!

    É com muita emoção que deixo este comentário aqui.

    Pude acompanhar a sua trajetória, desde o trabalho que você fez na escola, a novela que eu também assisti, a dança cigana que é linda e eu também fiz por dois anos....gostaria de indicar a professora Jackie Chermont aí em Niterói.

    Até que você chegou nas Cartas Ciganas e veio fazer um curso comigo. Sabe? Alguns alunos já chegam meio prontos - este foi o seu caso. Lembro que você veio com a intuição bem apurada e com muita vontade em aprender. Lembro que você fazia seus deveres de casa com interesse, o que ajudou no seu desenvolvimento.

    Agora é praticar muito e seguir atendendo sempre e cada vez mais.

    Acredita que as pessoas que forem na sua vibração, ou seja, que te procurarem precisam ouvir exatamente as suas palavras. Confia!

    Parabéns pelo seu crescimento, este blog é a prova concreta disso. Estou muito feliz e orgulhosa de você.

    Obrigada pelo seu carinho. Fiquei bem emocionada.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Não sabe como suas palavras me fazem querer ir ainda mais em frente. Fico feliz em saber que achou que eu vim meio pronta - que honra! Vc tem um lugar especial no meu coração. Nunca esqueço meus melhores professores. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a indicação de Tânia Durão e deixo aqui meus contatos pra ti Anna Cecília, caso queira conhecer meu trabalho, que por sinal achei interessante seu comentário do Refeitório Orgânico, pois já dancei lá diversas vezes e só pra lembrar dia 14 o evento será no América em prol dos animais. Bjkassss
    E-mail : jaquelinerj@ig.com.br
    Facebook : https://www.facebook.com/jackiechermont
    Meu blog :http://jackiechermont.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir