sábado, 17 de agosto de 2013

No novo acampamento cigano...

Desde o início do ano que eu não fazia aula de Dança Cigana. A incompatibilidade com a minha agenda de assalariada me obrigou a abandonar minhas irmãs de acampamento do Asmahan (Escola de Dança do Ventre e Artes Orientais) e também minha mestra Annya Kalitsch.


Foram árduos meses sem poder aprender novos passos, sem poder usar minha saia e meus adereços. Estive em eventos ciganos, assisti minhas amigas dançarem e até aprendi Baralho Cigano. Tudo isso enquanto buscava aulas de Dança Cigana no período da manhã. Até que minha incessante busca terminou no meio do mês passado. Pertinho do meu trabalho, no Rio, eu descobri o Estúdio Arabesco. Aliás, assim como foi com o Asmahan, também foi por acaso a descoberta. Encontrei um restaurante vegetariano perto do meu trabalho e lá passei os olhos no folder do Estúdio Arabesco. Tudo que me interessa está reunido lá. Tem Dança Cigana, Baralho Cigano, Tarô, Dança do Ventre e terapias holísticas, além de Yoga. Tive que ir conhecer o lugar... Lá é bem legal! Mais legal ainda porque consegui finalmente voltar a dançar...

Tudo é bem diferente agora! No início me senti uma romena perdida na Espanha hahahaha. Mas, uma coisa posso garantir: fui muito bem acolhida! Aliás, estou imensamente feliz e ansiosa por aprender absolutamente tudo que eu puder. 

Enquanto no Asmahan, Annya começou a ensinar a dança do Leste Europeu, no Arabesco, minha nova mestra, Lea Martins, está ensinando o portal Espanha e o portal Árabe. Por isso, para mim, cada aula é uma novidade. Leque, sapateado, até nó em saia... hahaha Estou amando!

No meu horário tenho apenas uma irmã de acampamento: Marcia. Durante minha aula experimental, ela já saiu me emprestando a saia verde dela. Fiquei imensamente grata! Lea contou que nos acampamentos ciganos é isso mesmo que acontece. A roupa é de todas e de ninguém ao mesmo tempo. Aí lembrei da última coreografia que assisti Annya apresentar, em um dos eventos que estive, que retrata bem isso também. Enfim, seja no Leste Europeu, na Península Ibérica ou na Ásia, o gosto por se arrumar e compartilhar as coisas faz parte da cultura cigana pelo visto...

Bom, no dia 8 de setembro irei matar um pouco das saudades das minhas companheiras de saia lá do Asmahan, afinal é claro que vou assistí-las no Carnaval das Culturas... Mas, admito que também estou muito feliz lá no Arabesco. 

Ah! Já ia esquecendo... O bizarro detalhe disso tudo é que o meu trabalho mudou para Niterói, justo agora que encontrei Lea e Márcia... Como estou aguardando mudança de horário, para o turno da manhã, não sei até quando poderei estar com elas. Mas, uma coisa eu posso garantir: vou aproveitar o máximo possível! Elas também não vão se livrar mais de mim assim como as meninas do Asmahan não se livraram... hahahaha   

Só para ter uma noção de diferença dos estilos de Dança Cigana


3 comentários:

  1. Preciso encontrar a Léa, perdemos o contato e não consigo retomar, por favor me ajude...
    Isabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel, ela está no Estúdio Arabesco, no Centro, às segundas às 12h e 13h.

      Excluir
  2. Como cigana muda bastante, agora a Annya Kalistch está dando aula de dança cigana no Arabesco. A última notícia que tive de Lea Martins foi que ela está no AGLAE, mas acho que ela ainda dá aula de oráculos lá pelo Arabesco... Quanto a dança eu não sei... Ela sempre foi a mística-dançarina (entende tudo de cultural cigana)

    ResponderExcluir